Conheça os diferentes tipos de cupins brasileiros

Categorias:

Conheça os diferentes tipos de cupins brasileiros

O Brasil apresenta cupins em todas as regiões do país, no entanto as características variam conforme espécie e casos de proliferação.Grande parte das categorias de cupins está presente em zonas rurais e quando instalada na área urbana atinge construções e prédios civis.

Tipos de cupins brasileiros

Os cupins brasileiros podem ser caracterizados conforme a espécie. Verifique abaixo informações sobre os tipos das pragas:

  • Cupins de madeira seca
    Conhecidos por atingir madeiras, os cupins proliferam nos materiais em formato granulado, tendo como alvo madeira branca, cedrinho e pino. Por se enquadrarem em espécie subterrânea, os cupins possuem asas e voam próximos à lâmpadas acesas. O ataque do cupim é agressivo aos móveis de madeira, portanto opte por dispensar o objeto para evitar a proliferação do inseto.
  • Cupins subterrâneos
    Os cupins subterrâneos são agressivos e residem em cupinzeiros de terra. Além disso, possuem sensibilidade a luz, por isso cavam túneis subterrâneos em florestas, para buscar alimentos presentes em restos vegetais. Os insetos atingem madeiras, edificações, lajes, alvenarias, caixões, prumadas hidráulicas, telefonia e elétrica.Os zangões possuem asas, portanto sobrevoam à luz artificial durante a primavera. O cupim é do sexo masculino e não consegue se reproduzir sozinho, o que impede a ágil proliferação. A diferença entre os cupins da espécie subterrânea e dos de madeira está na quantidade de veias, pois possui três veias principais e muitas transversais nas asas.
  • Cupins Coleópteros ou Brocas
    A espécie dos cupins Coleópteros ou Brocas alimenta-se de madeira e costuma aparecer em sacos de cereais. As larvas do cupim se escondem na madeira, por meio de aberturas e não deixam rastros.

Dicas para evitar cupins

A proliferação de cupins pode ocorrer em diferentes ambientes, sem que ninguém perceba. Recomenda-se a prevenção dos insetos com a limpeza diária da residência, evitar a compra de móveis usados e investir nas telas de proteção em janelas. Ocupim pode ser percebido nos cantos de objetos e de paredes, nesse caso além de passar venenos, aspirar os insetos vai ajudar a impedir a proliferação do cupim.
Caso o ambiente já esteja com cupins é essencial solicitar o atendimento ágil de descupinização fornecido pela Higitec. A empresa conta com profissionais habilitados e dispostos a fornecerem o melhor atendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199