Pia entupida: Saiba como se prevenir

Categorias:

pia entupida da cozinha
A pia entupida é algo que pode ocorrer com bastante frequência, e chega a ser muito incômodo. Há entupimentos leves em que a água apenas demora a escoar pelo ralo, até entupimentos totais onde a água definitivamente não desce.

Existem diversos métodos para desentupir pias como o desentupidor de borracha (aquele de mercado), limpeza na caixa de gordura, limpeza do sifão da pia, soda cáustica, entre outros. Mas antes, é necessário saber quais são os fatores que contribuem para o entupimento e quais são as melhores maneiras para evitar que isso ocorra.

Como evitar uma pia entupida

Desde o planejamento do encanamento e da pia é possível minimizar os danos. Preferir a utilização de tubos mais largos e evitar fazer curvas com a tubulação: com mais espaço e sem quinas, é mais difícil que algum objeto grude no cano e provoque o entupimento.

Para não entupir a pia da cozinha, é preciso jogar os restos de comida em um lixo, limpando os pratos antes de lavar a louça;  também é necessário retirar o excesso de gordura dos pratos com um pedaço de papel para que a mesma não vá para o encanamento, uma prática que, além de ajudar a evitar entupimento da pia, também ajuda a economizar água.

E tem melhores maneiras para evitar uma pia entupida, o principal é ter cuidado com o que se descarta no ralo.

Os quatro maiores inimigos do ralo de cozinha são:

1. Óleo de cozinha: para descartá-lo, colocar em um recipiente com tampa (garrafa PET ou embalagem de vidro) e entregar à coleta seletiva ou postos de coleta (o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel); estes insumos não são diluídos em água, e além de causar entupimentos da pia da cozinha, acabam por dificultar a limpeza do esgoto nas estações de tratamento.
2. Pó de café: jogar sempre no lixo; a aparentemente inofensiva borra de café é uma das maiores vilãs quando se trata de pias de cozinha. Aquele resto de pó de café costuma colar nas paredes dos canos junto com a gordura dos utensílios, formando um bolo pegajoso que a água não consegue ultrapassar.
3. Espuma do sabão: a espuma, com o tempo, vai sedimentando e acumulando juntamente com outros detritos sólidos nas paredes do tubo, reduzindo ou até obstruindo o escoamento. Para evitar essa situação, deixar escorrer toda a espuma da pia para o ralo e deixar alguns segundos a água da torneira ligada.
4. Gordura e restos de comida: a gordura gruda na tubulação antes de chegar na caixa de gordura (que deve ser limpa a cada 6 meses), e faz com que os restos de comida fiquem presos nesses sedimentos de gordura grudados no cano, deixando a passagem de água cada vez mais difícil.

Na hora do preparo de alimentos, é bom também tampar a entrada do ralo com uma rede/peneira, evitando que as cascas, folhas e restos caiam dentro da tubulação. Pontas de embalagens e etiquetas também devem ser descartadas, podendo causar sérios problemas no encanamento.

Água fervendo para desentupir a pia

Outra dica é ferver 2 litros de água e jogar no ralo da pia entupida, fazendo com que a gordura desgrude da tubulação e vá para a caixa de gordura. Se atente em não jogar água fria depois da quente, é preciso deixar os tubos esfriarem naturalmente.

O desentupimento pode ser feito, ainda, com produtos à base de soda cáustica (disponíveis em lojas especializadas e na seção de limpeza de grandes supermercados). O químico é jogado no ralo da pia, age por alguns minutos e depois é limpo com água corrente, sem que tenha a necessidade de contato com este produto pois é perigoso e tóxico, então deve ser usado longe de crianças e com muito cuidado.

Mas caso não consiga desentupir, mesmo seguindo essas dicas, não se preocupe: a Higitec está aqui para ajudar, contando com muitos profissionais filiados, todos altamente qualificados em sistemas de desentupimento, limpa-fossa, hidráulica, dedetização, encanador, descupinização e higienização.

Como objetivo principal, a Higitec executa todos os serviços com extrema seriedade, agilidade, garantia e, é claro, uma limpeza de qualidade.

Confira também 5 cuidados para prevenir entupimento dos ralos da sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199