Como aumentar a pressão da água em encanamentos?

Categorias:

Como aumentar a pressão da água em encanamentos

Existem várias fatores que podem causar baixa pressão nos encanamentos, como o desligamento da válvula de abastecimento, bloqueio de uma torneira, bloqueios na tubulação ou vazamentos de líquido.  Se por um lado existem várias causas, também existem várias táticas simples para consertar esse problema que você mesmo pode fazer:

1. Verifique o estado do encanamento: Se o seu encanamento estiver com algum defeito, essa pode ser a causa do problema.

2. Verifique o diâmetro do encanamento: Se a sua casa for muito antiga, é possível que o diâmetro dos canos seja maior do que o recomendado, atualmente as construções não possuem canos com diâmetro maior que 1,27 cm. Nesse caso você irá precisar de um aparato de redução de canos que pode ser encontrado em lojas de ferramentas.

3. Confira as condições dos canos: Outro fator que pode atrapalhar a pressão da água é a ferrugem ou corrosão, que entope os canos. Se o problema for esse, será necessário trocar os canos afetados.

4. Examine as torneiras: Se o problema de baixa pressão for específico em alguma torneira, ele pode estar devido a entupimento no aerador. Com o auxílio de um alicate, desmonte o aerador e limpe algum resíduo que esteja nele, depois o reinstale com cuidado.

5. Observe a pressão novamente: Caso a limpeza no aerador não foi suficiente, é provável que a própria torneira esteja entupida.

6. Checando a torneira: Você terá que desparafusar a porca da haste retentora e puxar a haste para cima até ver uma arruela que pode ou não estar sozinha ou com uma mola dentro. Com a chave de fenda, remova a arruela e/ou a mola.

7. Retirando o objeto que está entupindo: Coloque um copo para bloquear a torneira e ligue e desligue algumas vezes para que o objeto no encanamento saia.

  • Você precisará remover a alavanca afrouxando-a e removendo o colar de retenção se tiver uma unidade única.
  • Caso a pressão esteja baixa no tubo da torneira, desmonte-a como falado acima e coloque um copo para bloquear a torneira e ligue e desligue algumas vezes para que o objeto no encanamento saia.
  • Se o tubo da torneira for único, você verá um parafuso de cada lado, abaixo da grande peça de cromo. Antes de retirar a haste, verifique se eles estão bem fixos.

8. Concertando baixa pressão no chuveiro: Quando o problema de baixa pressão tiver no seu chuveiro, você terá que retirar a cabeça dele com uma chave de fenda e desmontar as peças internas para uma limpeza. Desligue a água algumas vezes para que saia algum resíduo que esteja atrapalhando a pressão, depois é só remontar cuidadosamente.

9. Verifique o regulador de pressão de água da casa: Se os procedimentos anteriores não tiverem dado resultado, o problema pode estar no regulador de pressão.

  • Se você tiver um regulador de pressão dentro de casa, você mesmo pode reinicia-lo, mas na maioria dos casos, ele fica onde começa o encanamento da casa, então será necessário chamar um encanador profissional para reiniciar o regulador.
  • Para aumentar a pressão d’água, gire a haste em sentido horário. Lembre-se de que o limite para configuração de pressão é de 50-70 psi.

10. Faça o teste com o irrigador: O irrigador é o aparato que deixará mais evidente as mudanças na pressão. Se os procedimentos não tiverem dado resultado, siga as instruções do fabricante e faça uma manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199