Chuva, esgoto e entupimento: Uma péssima combinação

Categorias:

Chuva, esgoto e entupimento: Uma péssima combinaçãoA cidade de São Paulo vem sofrendo com falta de chuvas regulares, nesse começo de 2014, como há muito não sofria. É de conhecimento de todos que o Sistema Cantareira, que abastece grande parte dos paulistanos, atingiu, nas últimas semanas, níveis críticos de reserva de água.

Mesmo com medidas emergenciais tomadas pelas autoridades e órgãos competentes, como a prática de indução de chuvas, utilizada pela Sabesp, a quantidade que cai em São Paulo é e ainda será, por algum tempo, insuficiente para restabelecer os níveis padrões do reservatório.

No entanto, previsões meteorológicas dão conta de que para a semana de feriado prolongado, nesse carnaval, a chuva deve se fincar sobre os estados de Minas, Rio de Janeiro e sobre São Paulo, também, representando um pequeno alento ás expectativas da Sabesp, sobre o nível de chuvas no estado. Isso significa uma contribuição contra o risco de racionamento de água, para os Paulistas, bem como melhora na qualidade do ar, que padecia com as altas temperaturas, nas últimas semanas. Mas, por incrível que isso pareça, nem tudo são flores, nesse cenário esperançoso.

Com as fortes chuvas que podem vir, aparecem, também, os riscos quase que eminentes de grandes alagamentos, na cidade. Isso porque, se os níveis de água estão a quem do desejado, os níveis de poluição e sujeira, nas ruas, vai muito além do tolerável, mesmo para uma megalópole com as dimensões da Grande São Paulo. Na medida que a chuva cai, arrasta toda essa sujeira para córregos, bueiros e esgotos da cidade, dando origem às enchentes, alagamentos e toda a série de transtornos que os paulistanos estão cansados de sofrer e ouvir falar.

Por isso, estar atento é, sempre, a melhor solução para conter entupimentos em redes de esgotos e afins. A rede de esgotos exige cuidados especiais, desde sua construção, e o acúmulo de detritos nos canos, somado ao escoamento lento da água, pode significar entupimentos a vista. Evite isso, não jogando lixo nas ruas, nem permita que dejetos se acumulem dentro dos canos, utilizando calhas que transportem a água pluvial até a sarjeta. Também não despeje nada sobre o caso sanitário, nos ralos da pia e/ou da cozinha, limpando-os de forma periódica.

Por mais que pareça difícil, evitar desastres naturais e entupimentos, desse tipo, é questão de educação, que passa , através do tempo. Com a série de malefícios que a falta de chuvas pode trazer, é incabível que a sua presença seja motivo de igual temor. Pense nisso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199