4 passos para coletar água da chuva

Categorias:

Em épocas de chuva, também há desperdício de água, pois sua calha de telhado pode recolher, em média, cerca de 600 litros de água por mês. Você sabia? Considere um sistema de coleta da água da chuva para utilizá-la como quiser. Não deixe que toda esta quantidade de água seja desperdiçada.

Prepare sua própria unidade de armazenamento de água da chuva

1. Barris de armazenamento de água: Adquira um barril e limpe-o cuidadosamente com água e sabão. Opte por um que armazene de 30 a 60 litros de água. Considere um ou mais barris, dependendo da quantidade de água que pretende armazenar.

2. Suprimentos e ferramentas: Você irá precisar de alguns itens adicionais para instalar o sistema. Tudo que você irá precisar pode ser encontrado, facilmente, em uma loja de ferragens.

  • 1 torneira simples (de mangueira) de 1 polegada, e roscas para que você possa instalar em seu tambor de chuva;

  • 1 acoplamento de mangueira;

  • 1 bucha;

  • 1 rosca com um adaptador de mangueira de 1 polegada;

  • 1 porca;

  • 4 arruelas de metal;

  • Fita de encanamento, do tipo teflon;

  • 1 bisnaga de cola de silicone, para vedação;

  • 1 cotovelo de calha (de alumínio) em forma de “S”. Ele servirá para direcionar a água direto de sua calha para o seu tambor de armazenamento;

  • 1 pedaço de tela de alumínio para manter as folhas, insetos e outros materiais fora da água a ser armazenada;

  • 4 a 6 blocos de concreto;

3. Nivelamento da área próxima à sua calha: A calha tem por objetivo evitar quedas d’água no entorno to telhado, coletando a água e direcionando-a para o quintal ou outro ponto específico. Com o sistema de coleta, a água será redirecionada para seu barril de armazenamento. Para isso, será necessário criar uma plataforma em uma área próxima à calha. Caso o terreno não seja plano, pegue uma pá e remova a terra para achatar a superfície.

4. Fure o barril para instalar a torneira: Faça o furo em uma altura que seja possível usar um balde abaixo da torneira. O buraco deve ser do tamanho do engate da torneira que você comprou.

  • Passe uma pequena corda de silicone no entorno do buraco feito;

  • Prenda a torneira. Coloque o espigão e o acoplamento traseiro;

5. Conecte o cotovelo em forma de “S” na calha: Deixe o barril na plataforma ao lado da calha e verifique em que ponto o cotovelo deverá ser instalado. Faça as devidas marcações para que o cotovelo fique a cerca de uma polegada de distância do topo do barril de coleta. Você irá precisar unir o cotovelo à calha para que a água caia diretamente no barril. Use uma serra para cortar a calha na marca feita. Anexe o cotovelo à calha. Prenda-o no lugar com braçadeiras e parafusos, verificando se eles estão devidamente apertados.

6. Faça uma pequena abertura no barril, para conectá-lo ao cotovelo: Se o tambor possuir uma tampa, utilize uma serra de arco para cortar um furo grande o suficiente para o escoamento da água.

7. Coloque uma tela na parte superior da calha: Isso evitará que folhas e outros detritos acompanhem a água, criando uma obstrução em seu sistema de coleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199